top of page
businessman-checking-stock-market-online
TOC - NEGATIVA BRANCA.png

MERCADOS

SPOT MARKET & FUTURES

Canais de Operações na OTC

O ambiente eletrônico de mercados criado pela OTC proporciona aos operadores negociarem livremente os ativos emitidos pelas companhias, cabendo à plataforma atuar como um agente auto regulador e responsável pela conformidade, segurança e transparência para todos os participantes.

A OTC é responsável pelo registro, escrituração dos ativos, custódia e como agente financeiro para a intermediação dos repasses dos recursos financeiros transacionados na plataforma.

A OTC não interfere, não precifica e não participa ativamente de nenhuma operação de compra e venda, atuando apenas como plataforma e intermediária das transações, e seguindo todas as limitações, obrigações e responsabilidades dispostas pelos reguladores.

O ambiente de ("Mercado à Vista") compreende o espaço de negociação de ativos emitidos por companhias privadas de capital fechado, que podem ser instrumentos de emissão de dívida ou com lastro em ações ou cotas de participação destas empresas.

Já o ambiente de ("Mercado Futuro") abrange ativos lastreados em commodities agrícolas, minerais, naturais, financeiras, emitidos por companhias securitizadoras e que seguem índices de cotação.

O mercado brasileiro possui cerca de 23 milhões de empresas ativas, segundo dados do IBPT, das quais podemos considerar como target potencial mais de 200.000 delas.

O segmento de mercado principal da OTC são empresas que são "pequenas" aos olhos das bolsas tradicionais, mas para o mercado estas empresas são relevantes, e além disso são marcas conhecidas pelo consumidor.

O segmento ("Middle Market"), que concentra companhias com capacidade de geração de receita anual entre 10 e 300 milhões de reais representa um grande universo de oportunidades de investimentos, pois trata-se de empresas com alto potencial de crescimento e valorização.

Seguindo todos os critérios de compliance e de melhores práticas no mercado de capitais, a OTC representa um espaço colaborativo e disruptivo, onde empresas, agentes de mercado, distribuidores e investidores podem gerar negócios com toda a confiabilidade e supervisão do Banco Central do Brasil.  

Neste sentido, a Bolsa OTC torna-se uma viabilizadora de negócios e contribui para o Sistema Financeiro Nacional promovendo a pulverização, acessibilidade e o fomento ao mercado de capitais por intermédio de mecanismos de sinergia com o mercado de crédito.

 

 

bottom of page