top of page
business-women-signature-document.jpg
TOC - NEGATIVA BRANCA.png

INFORMAÇÕES

RATINGS & DISCLOSURE

Ratings de Listagens

As informações constantes no "Company Profile" de cada empresa listada devem ser atualizadas periodicamente pelo administrador da listagem, e a Bolsa OTC Brasil valida e classifica o registro destas informações com base em 3 critérios:

1. Qualidade

2. Auditoria

3. Atualização

A qualidade das informações diz respeito à clareza e à quantidade de dados fornecidos, que devem incluir todas as informações mínimas regulamentares à listagem e às ofertas, bem como os demonstrativos financeiros, informações sobre os controladores e dados operacionais da companhia. Caso estas informações estejam precisas e transparentes, a listagem recebe um "A" em seu rating de disclosure.

Os demonstrativos financeiros devem ser auditados e validados por auditor independente credenciado à Bolsa OTC Brasil, que eletronicamente emite seu parecer técnico e considerações, e assina digitalmente indicando que aquelas informações fornecidas pela empresa são válidas e foram conferidas. Caso a empresa não apresente demonstrativos financeiros auditados, ela não recebe o rating correspondente, e em caso positivo, a listagem recebe um duplo "AA".

Todas as informações devem estar constantemente atualizadas, e as empresas devem publicar sempre seu balancete mais recente, a fim de receber um triplo "AAA" em sua listagem. Caso as informações sejam válidas, porém desatualizadas, a listagem não recebe o melhor rating, e indica alerta aos investidores.

A classificação de rating emitida pela Bolsa OTC Brasil refere-se exclusivamente à listagem mantida na plataforma, e não à qualidade da empresa ou do ativo, ou seja, é um indicador que mostra se as informações providas no Company Profile são válidas e atualizadas, a fim de subsidiar os investidores em sua tomada de decisão.

A Bolsa OTC Brasil não classifica empresas com score e não faz nenhuma recomendação de investimentos, fornecendo apenas um rating de disclosure, ou transparência das informações prestadas por elas no âmbito da plataforma.

Cumprindo as normativas vigentes, o comitê de compliance da Bolsa OTC Brasil faz uma análise prévia de cada companhia antes de sua listagem, definindo limites de emissão e critérios a serem observados como pré-requisitos a realizarem ofertas na bolsa. Dentre eles estão a capacidade operacional, capacidade técnica em compliance, idoneidade dos controladores e grupos de controle, além da saúde financeira e análise de riscos ao mercado.

A Bolsa OTC Brasil tem poder discricionário para acatar, recusar ou mesmo bloquear uma listagem, de acordo com sua política de compliance e seguindo as normativas vigentes, mas não interfere de nenhuma forma nos mercados, na liquidez dos ativos e nas informações prestadas pelas companhias.

As companhias, por sua vez, têm a possibilidade de publicarem ("Fatos Relevantes") diretamente em seus perfis, e noticiarem ao mercado alguma informação importante que possa interferir negativa ou positivamente na precificação de seus ativos. A obrigatoriedade e os critérios para a publicação de Fatos Relevantes seguem as mesmas legislações compatíveis às sociedades de capital aberto.

 

bottom of page